De Moçambique ao Cairo via Kenya: um resumo dos últimos dias!

0
by on Janeiro 31, 2013 at 8:01 pm

Moçambique: a expectativa, a realidade e a frustração! Por incrível que pareça está a anos luz atrás do Kenya e da Tanzania em recursos em geral. Dá revolta de ver a falta de revolta da população que é paciente até de mais e simpática de menos. A falta de informação é geral. A principal e ÚNICA estrada intermunicipal fecha por quase 3 dias impedindo o acesso às praias  e o que dizem os oficiais aos turistas e à população desde o primeiro dia: “aguarda aí que já vai abrir…!” Sorte de termos voltado e pena de quem não pode fazer o mesmo por falta de dinheiro: está lá até hoje…, esperando…! Não é a toa que figuras como Edir Macedo dominaram o país… Rede Record na televisão com novelas brasileiras, várias Igrejas Universais espalhadas por Maputo e anúncio na TV do lançamento de seu livro no país dizendo: “não percam…, o homem que salvou o Brasil…!” DEMAIS…, né?

O carrinho de bebê africano

 

Mas como disse bem o Bife…, ISSO É A ÁFRICA! A real e não a dos Safaris…, e não a África do Sul! Por este ponto de vista, conhecemos Moçambique como ningém… Mas para futuros visitantes fica o conselho: faça tudo de avião! É bem mais caro mas acho que vale! As praias parecem ser bem bonitas e o mergulho único! Ficou a água na boca…

Prédios em Maputo sem pintura…

… e provavelmente sem área!

 

Vôo adiantado, chegamos novamente ao Kenya de onde parte nosso vôo para o Cairo. Como conhecer o Kenya em dois dias? Difícil se o seu objetivo é Safari mas para nós que já fizemos no ano passado deixamos o primeiro dia livre para uma volta pela cidade de Nairóbi. Museu nacional, parlamento, mercado. A melhor maneira de observar e entrar no coração de uma cidade é simplesmente andar pelas ruas. Coisas em comum nos africanos: calor de 40 graus e ninguém usa uma bermuda ou blusinha de alça…, pelo contrário! Saias longas, calças e até casaco! Panos e mais panos…, suor…! Ninguém usa óculos escuros…, não sei como conseguem…! Chinelo Havaiana…, acreditam???? Crianças carregadas em cangas nas costas…, ovo cozido vendendo nas ruas no lugar do chocolate Suflair…, mosquitos…, muitos! No Kenya, a única diferença é que em todos os lugares (mercados, shoppings, lojinhas de rua, museus…) você se sente como no aeroporto de Nova York após o 11 de setembro: te revistam até no couro cabeludo com detector de metais… Não vimos todo este perigo mas isso não quer dizer que ele não esteja lá…, a espreita!

O repelente natural! Já tinha visto na Ana Maria Braga…

No nosso segundo dia escolhemos ir para um parque nacional a 3h de Nairóbi: Lago Nakuru. Nossas expectativas estavam tão baixas que foi uma boa surpresa positiva! Apesar do tempo ruim o lugar é bem bonito e os flamingos tomam conta colorindo tudo de rosa e deixando sua sombra nas águas por onde passam. Vimos búfalos de monte, tímidos leões dormindo, um rino branco, girafas…, em meio a uma paisagem super agradável. Mas ainda assim nesse microparaíso comparando com nossos últimos dias QUASE fomos roubados pelo próprio guia-motorista! Tínhamos uma cota incluída de almoço e ele mandou um caô que o valor era menor do que o que tínhamos direito. Teríamos que comer em um lugar ruinzinho segundo ele ao invés do mega buffet no Lodge chique do parque mas percebemos na hora que o que ele queria era ficar com o resto da grana… Ligamos pra agência e resolvemos mais essa!

 

Bom…, um pouco cansados já da África sem hipocrisia de dizer que o ganho cultural compensa até certo ponto a falta de estrutura! Ontem nossa privada do hotel de 70 doláres a diária quebrou e a toalha que nos deram parecia aquela da liquidação do Saara que não seca…, e pior…, soltava pêlo…! Além das duas baratas e uma lagartixa no quarto e da sarna que o Bife pegou no braço. Ainda bem que eu troxe uma Ivermectina (remedinho bom que trata sarna, piolho e verme tudo ao mesmo tempo). Tomamos!

Rezem pelo próximo post e consequentemente pela nossa segurança no Egito…! Lemos que as coisas por lá estão se apaziguando e vamos arriscar ficar um ou dois dias para sentir o clima… Qualquer coisa escaparemos para Israel ou Líbano…

Feira do Pau – Maputo

A estrada fechada

 

in Africa, Kenya

5…, 4…, 3…, 2…, 1 e CHEGOU O GRANDE DIA!!!!!!!!!!!!!!!! PACK YOUR BAGS na estrada!

0
by on Janeiro 3, 2013 at 7:12 pm

Quase junto com a queima dos fogos da virada do ano PARTIMOS! Ansiedade, felicidade, saudade…, uma mistura de tudo! Saímos no dia primeiro para Sao Paulo e de lá pegamos o nosso primeiro vôo para Johannesburgo. Dormimos em JoBurg num mega hotel que o Bife achou bem baratinho naqueles sites de promoções relâmpagos (veleu Vanessa pela dica!!!) e hoje cedo pegamos outro vôo aqui para o Kenya (país dos corredores). Chegamos em Nairobi, capital e não dá para acreditar! Já sentimos a diferença de sair da Africa do Sul e adentrar mais uma vez por esse continente pobre e que parece ter parado no tempo… THIS IS AFRICA! Já tinhamos reservado um hotel e fomos direto para ele pois dizem que aqui é super perigoso (junto com Johannesburgo forma a dupla de cidades mais perigosa do mundo!) No caminho muita pobreza espalhada e uma cidade feia e abandonada. Já tive vontade de fotografar tudo mas realmente dá medo de colocar a mostra nossos equipamentos então foi o iphone que ajudou já que a Gopro tava no fundo da mochila!

O Hostel é bem simples mas bem justo! Só não podemos sair dele a pé pois brancos circulando é roubo na certa (segundo a recepcionista). Não é a toa que o apelido da cidade de Nairobi é “NaoRRobe”. Ficamos pelo Hostel e tomei minha primeira cerva da viagem! O wi-fi é razoável e ficamos para atualizar o site, resolver coisas de banco e do pacote para o nosso próximo e primeiro grande destino: o tão esperado KILIMANJARO (grande literalmente…!!!). Partimos amanhã para Moshi de ônibus (8h de viagem…, aleluia!!!) que é a cidade base do Kili! Ficaremos um tempo sem postar (7 dias de trekking) mas tentaremos filmar e fotografar tudo!

Estamos muito ansiosos e TORÇAM POR NÓS!!!!!!!!!!!!!!!

 

in Africa, Kenya

Tradução


Continentes

  • América Central-Caribe (1)
  • SlideShow (5)

Contato

Entre em contato conosco !

Respeitamos sua privacidade.