Visitando Nemo! A fantástica “Grande Barreira de Corais”. Cairns.

0
by on Novembro 11, 2013 at 12:16 pm

 

No fundo da barreira! GoPro sem a lente flat (infelizmente).

No fundo da barreira! GoPro sem a lente flat (infelizmente).

E a Austrália estava apenas começando… Nada é tão bom que não possa melhorar! O país é tão grande que tem destino e paisagem pra todo gosto e o que não falta é arrumar coisa pra fazer! Depois de passear ao nível do mar entre coalas e cangurús ou segurar no colo um crocodilo podemos escolher entre descer ou subir! Do mergulho ao skydiving, existem mais opções do que o dinheiro que cabe nos nossos bolsos para fazê-las e melhor: tudo com segurança máxima!

Preguiçosos coalas!

Preguiçosos coalas!

 

 

 

 

 

 

 No país todo as únicas ameaças vêm da natureza e da fauna bem diversa! Em algumas praias do norte (Ex: Palm Cove) só é permitido nadar nos lugares demarcados por redes pois crocodilos e águas vivas fatais costumam nadar por lá livremente! Cobras e aranhas vivem em qualquer matinho e tem placas de “CUIDADO” por todo canto! Fora isso as queimadas são um grande problema como vocês devem ter visto na TV! O clima quente e seco e raios solares diretos contribuem também para o alto índice de câncer de pele! Parte culpa dos australianos doidos que ficam tostando no sol sem barraca de praia (difícil encontrar uma!).

 

Fauna do bem e do mal! Pássaros lindos, cobras, crocodilos e águas vivas mortais!

Fauna do bem e do mal! Pássaros lindos, cobras, crocodilos e águas vivas mortais!

Depois de Melbourne e Sydney partimos para explorar a costa leste que não à toa tem pedaços chamados: “Gold Coast” ou “Sunshine Coast”. Deixamos o famoso Outback para uma próxima vez, área inóspita, pouco habitada e desértica que ocupa quase todo o país central. Aliás o “Outback” (restaurante) daqui se chama “Hurricanes” e serve a melhor e mais macia costela de porco do mundo!

O bodião ou budião: peixe mais carismático da barreira!

O bodião ou budião: peixe mais carismático da barreira!

 

Começamos pelo norte da costa e pelo que ela tem de melhor: a barreira de corais maior e mais conservada do mundo (2000Km)! Na verdade dá para acessá-la de vários pontos mas escolhemos Cairns por ter preços de hotéis mais em conta. Lá é um dos pontos mais próximos do “Outer Reef”, pedaço da barreira onde queríamos mergulhar pois é o mais afastado do continente e consequentemente mais preservado! Dizem que dá para ver a grande barreira da lua de tão extensa e ela foi eleita uma das maravilhas do mundo moderno!

Bife só na apnéia!

Bife só na apnéia!

 

 

 

 

 

 O mergulho? Um dos melhores que já fizemos dentro da nossa pequena “experiência” no fundo do mar: temperatura e visibilidade da água perfeitas, arraias, “Nemos”, peixes lindos e até um tuba de 3m passou por nós!!! Tartarugas existem mas timidamente não vieram nos dar seu olá! O snorkel é quase tão incrível quando o scuba pois os corais mais superficiais são bonitos tanto quanto os profundos e peixes de todo jeito habitam essa explosão de formas e cores!

 

Preparação para o scuba. Revendo os conceitos aprendidos com a XDivers.

Preparação para o scuba. Revendo os conceitos aprendidos com a XDivers.

Tem milhões de empresas que fazem o passeio e preços variados de acordo com o lugar do Coral que elas conseguem chegar(Inner ou Outer Reef), número de pessoas, velocidade do barco, qualidade do buffet e etc… Vale conferir os detalhes antes e não deixar para última hora! Gostamos muito da nossa (SilverSwift do grupo QuickSilver) pois apesar de não ter sido das mais baratas o serviço era de excelência!

Fora o mergulho ficamos com água na boca de pular de paraquedas nos corais mas como tudo na Austrália é bem caro, ficou para a próxima, infelizmente! Com o orçamento estourado tivemos que seguir descendo a costa leste até Brisbane. Existem várias maneiras de se transportar pela costa, todas caras no fim das contas (inclusive os ônibus)! Portanto, elas por elas, optamos por voar de baixo custo para poupar tempo, afinal, 20 dias na Austrália não é nada para tudo que o país oferece de bom!

 

 

Piscina fantástica: prédio em Palm Cove, praia ao norte de Cairns.

Piscina fantástica: prédio em Palm Cove, praia ao norte de Cairns.

 

 Brisbane (como Melbourne) foi OK! Cafés…, restaurantes…, “praia” artificial gratuita e mais descobertas incríveis no quesito “qualidade de vida do australiano”! Já tinhamos percebido que o álcool aqui vale ouro… Um chopp custa de 7-9 dólares, uma taça de vinho quase 10 e um drink de 15-20 dólares! Em Brisbane confirmamos que o cigarro também é caríssimo beirando o absurdo (18 dólares um MAÇO de Marlboro, inacreditável!!!). Eles não ficam expostos nos pontos de venda, tem aquelas fotos horríveis dos doentes frente e verso e a marca escrita bem  pequena no canto! Estratégia muito bem suscedida do bom governo para desestimular o uso… Sem dúvida não vimos tantos fumantes como na Europa!

 

 

Piscina pública em Cairns.

Piscina pública em Cairns.

Outras ideias fantásticas:

     – Vagão silêncio no trem e metrô: um dos vagões onde é proibido falar alto ou no celular, ouvir música e etc… Para os que querem ler or dormir!

     – Bebedouros nas ruas baixos o suficiente para um cadeirante poder usar.

     – Tourist Information e outros serviços com todos os atendentes da terceira idade. Não perguntamos mas com certeza é algum projeto para incluir o idoso em atividades voluntárias, tornando-os úteis de alguma forma! Não sei se recebem alguma coisa pelo trabalho mas era muito bom ser atendido por eles! Todos sorridentes, prestativos e com cara de “vovozinho(a) feliz”.

Qualidade de vida! Idosos inseridos no mercado de trabalho; ônibus gratuito e pista para cegos nas ruas. Brisbane.

Qualidade de vida! Idosos inseridos no mercado de trabalho; ônibus gratuito e pista para cegos nas ruas. Brisbane.

Com dois dias em Brisbane deu para conhecermos tudo antes de começarmos a descer para a Gold Coast, extensa costa maravilhosa quase no extremo leste do país! Praias…, aí vamos nós (de novo)!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tradução


Continentes

  • América Central-Caribe (1)
  • SlideShow (5)

Contato

Entre em contato conosco !

Respeitamos sua privacidade.